
Muito diferente do estado de alegria, a felicidade não necessariamente depende de fatores externos, circunstâncias ou contextos, ela pode simplesmente trazer um estado consciente de escolha de ter uma satisfação absoluta e plena com sua vida e com seus resultados, conquistas e desafios.
"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade."
- Carlos Drummond de Andrade -
A felicidade não é uma busca nem mesmo um momento, é simplesmente um estado de aceitação e auto-confirmação de quem você é, o que faz e como faz, é autenticidade, é ser genuíno e verdadeiro com seus valores e virtudes, é refletir sobre suas crenças e principalmente trazer consciência a respeito do véu e da névoa das ilusões.
Quando buscamos a felicidade, esperamos que em cada canto, esquina e situação ela apareça, criamos expectativas irreais a respeito do que desejamos, e no fim, se não a encontrarmos nos frustramos e nos angustiamos, solidificando a crença de que nunca seremos felizes, e que a felicidade é para poucos, isso nos afasta do poder de escolhermos e decidirmos a nossa própria felicidade.
Porém quando não é a expectativa, mas sim a intenção, o propósito e a escolha de ser feliz e poder proporcionar com nossa felicidade, também, a felicidade dos outros, a plenitude de nossas ações e comportamentos são voltados para o ser e não para o ter.
Não existe satisfação maior e absoluta do que poder sentir, compartilhar e viver a felicidade que criamos dentro de nós mesmos e que ecoa por todos os cantos e relacionamentos nos quais nos aventuramos.
"Os homens que procuram a felicidade são como os embriagados que não conseguem encontrar a própria casa, apesar de saberem que a têm."
- Voltaire -
A felicidade para muitos, pode ser simplesmente o desejo, incontrolável de possuir, ter ou adquirir algo, de vivenciar um momento, ou de poder ter experiências rápidas e passageiras de amor, afeto e carinho, mas para poucos, a felicidade é como uma mochila, que levamos para todos os lugares, e podemos decidir quando e como usá-la, com quem e em que situações.
A verdade é que você já é feliz, a partir do momento que abraça a felicidade dentro de você, nada e ninguém poderá abalar esta vontade e força, você não sofrerá influências negativas e nem mesmo se deixará levar por vibrações ou estados de espírito que tirem sua energia.
"Quase sempre a maior ou menor felicidade depende do grau de decisão de ser feliz."
Abraham Lincoln
Posso não estar contente, posso estar com raiva, posso até mesmo estar triste, mas só o fato de poder sentir, perceber, ressignificar e escolher já me proporciona a felicidade, pois ela vem quando sabemos que a merecemos, que pertencemos a este lugar privado e interno, que reconhecemos cada momento como único.
"A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros."
Confúcio
FELICIDADE: Energia (7) / Agradabilidade (8)
Para encontrarmos o real sentido e sensação da felicidade, é preciso se perguntar:
O que é e o que significa sentir isso?
Como sei que estou sentindo isso?
Como percebo este sentimento/emoção nas outras pessoas?
Como normalmente expresso este sentimento/emoção?
Este tipo de sentimento/emoção atende ou não as minhas necessidades?
Que tipos de situações me permitem sentir isso?
Que tipo de valores ou crenças estão por trás deste sentimento/emoção?
Que reações fisiológicas percebo no meu corpo quando estou sentindo isso?
0 Comments