O Duvidoso

"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar."
William Shakespeare

Na maioria das vezes nossas dúvidas correspondem a capacidades e habilidades que acreditamos não possuirmos, e mesmo que seja verdade, podemos desenvolver de forma a criarmos comportamentos e atitudes que levem a consequências positivas.

Porém parece que simplesmente a dúvida nos paralisa e nos deixa em completo conflito com nossas próprias decisões e escolhas, mas acreditar que duvidar é não decidir é um engano, pois quando duvidamos tendemos a escolher, sim isso mesmo, escolhemos pela negativa, pela negação e pela fraqueza e debilidade de ações e neste caso existe um fator preponderante a inconsciência da responsabilidade pela nossa vida e bem estar.

A duvida parece nos livrar da responsabilidade de decidir, de escolher e de agir, porém é exatamente ao contrário, a dúvida nos força a escolher o conforto, a segurança e a integridade de nossa sáude mental e física, mas como isso poderia ser verdade, quando esta escolha não amadurece nossos comportamentos, não contribui para nosso crescimento, não nos leva a desafiar limites, criando nada mais que uma vida tediosa e monótona de mesmices ou um estado que permance inalterado.

O duvidoso tende a criar cenários imaginários de dor, sofrimento e desconforto de um futuro incerto e imprevisível ao qual decidindo nada fazer, nada acontece e com isso alimenta a frustração, angústia e a tristeza seguidos pelo arrependimento.

Será que sou capaz de fazer e realizar?

Será que poderei manter e aguentar?

Será que vale a pena arriscar?

Será que serei aceito ou até mesmo merecedor?

Sabotadores são na sua essência "profecias autorrealizáveis" pois de tudo que nos afastamos e evitamos, acabamos por alimentar com comportamentos contrários ao que tanto desejamos e necessitamos em nossas vidas.

A única forma de "evitar" que os sabotadores criem estados ciclos infinitos é se questionar e refletir:

  • Que informação este sabotador me transmite e o que eu sinto?
  • Este sabotador alimenta meus pensamentos e o que eu sinto?
  • A que tipo de crença este sabotador está ligado?
  • Há algo no meu passado que alimenta esse sabotador?
  • Esse sabotador é uma ameaça à minha existência e mostra-se como barreira difícil de ultrapassar?

Numa escala de 1 a 10 o quanto você acredita possuir este sabotador?

Antes de duvidar de si mesmo, mude para acreditar em si mesmo, talvez possa ser uma bobagem, pequena e sem importância, mas que exponencialmente fará uma mudança e transformação na sua vida.

0 Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>