5 dicas para lidar com as suas emoções

Minha vida era realmente um caos, a imaturidade e os comportamentos cegos conduziam meus resultados, posso dizer que de certa forma era uma pessoa impulsiva, e não media consequências, crenças generalizadas conduziam minhas ações, negações e vitimizações eram meus principais aliados na minha comunicação, parecia que o mundo estava contra mim, e tudo conspirava para sabotar meus propósitos e objetivos. Cheguei a acreditar que estava fadado ao ciclo interminável de altos e baixos, como um hamister na gaiola em sua roda, chegando a exaustão e cansaço, desistindo de continuar tentando.

Hoje tenho 51 anos, e passei 2/3 da minha vida neste ciclo autodestrutivo, mas nos últimos 15 anos, muita coisa aconteceu, e mudei totalmente meus resultados, minhas atitudes, minhas percepções e interpretações, principalmente das minhas emoções e sentimentos, olhando cada vez e de forma mais profunda para os meus comportamentos e ações, foram vários momentos de choro, de culpa, medo, vergonha, remorso e arrependimento hoje ressignificados para gratidão, compaixão, amor, empatia e autoconhecimento.

Antes de seguir para as dicas, quero pontuar e deixar bem claro este mantra que devemos repetir todos os dias para entender como funcionam nossas emoções, sentimentos, reações fisiológicas e comportamentos - "não existem emoções positivas e negativas, apenas interpretações e sentido que damos ao contexto e circunstância". Lembre-se sempre disso!

Se você realmente deseja mudar os resultados, ou por assim dizer, as consequências que seus comportamentos e atitudes diante das emoções e sentimentos tem causado na sua vida, é preciso pontuar antes de qualquer coisa o seu nível de comprometimento, ou como já me disseram em algumas lives e palestras - "Adriano, o nível de sinceridade com você mesmo é espantoso!"

Vou considerar que você realmente quer mudar seus resultados, compreender seus sentimentos e emoções e de forma alguma ignorar ou negar os sinais que povoam os seus sentimentos e no mínimo vai fazer todo o esforço necessário para praticar as 5 dicas abaixo.

(1) Quem eu sou?

Talvez seja a parte mais díficil, olhar para dentro de si e determinar quem relamente eu sou, não o que eu faço, ou o que eu sei, mas quem eu sou na verdade. Mesmo sem meus bens materiais, quem eu sou, mesmo sem um braço ou perna, quem eu sou, mesmo que conquiste ou não meus objetivos, quem eu sou. Esta autodescoberta é difícil, mas essencial, buscar lá dentro quem você é, que virtudes e valores você possui. Temos a mania de dizer que respeitamos as pessoas e no primeiro discurso faltamos com respeito, de dizer que somos amorosos e afetuosos e na primeira oportunidade agirmos com ciúme e desconfiança. Então me diga, quem você realmente é? Começe por determinar quem realmente você é e se isso faz parte da sua vida ou está apenas nos seus pensamentos e ideias.

(2) Quem eu quero ser?

Agora que você já tem uma pequena ideia de quem você é, de como age, se comporta e reage aos contextos e situações, me diga, quem você gostaria de ser? Se quando está com raiva, sentindo frustração e insatisfação, você se comporta de forma ofensiva, agressiva, quem você gostaria de ser, uma pessoa criativa, produtiva. Sempre me senti frustrado com datas comemorativas, aniversários, festas e sempre fiz pouco caso quando se tratava dos outros e de suas comemorações, mas sempre quis felicidade e reconhecimento, e é isso que hoje proporciono as pessoas e a mim mesmo. Como você deseja ser quando esta triste? Como você quer ser quando está com raiva e aborrecido? Faz toda a diferença saber o que deseja e o que faz parte de você. Com raiva você deseja reclamar, xingar e ignorar ou deseja compreender e buscar soluções criativas e positivas?

(3) Percurso?

Pode parecer óbvio, mas para ressignificar a raiva agressiva para uma insatisfação protagonista e positiva o que é necessário? Quais habilidades devem ser aprendidas? Ouvir atentamente? Não julgar? Ter curiosidade? Praticar empatia? Que competências preciso desenvolver, quais oportunidades posso aprovitar para praticar? Sei que são várias as possibilidades, mas comece com pequenos passos, pequenas mudanças de comportamento e atitude. E o medo imobilizante para a coragem, a tristeza profunda e vitimista para aceitação da perda, o ciúme para a confiança e respeito, quais os passos necessários, quais as pequenas mudanças. Lembre-se que uma habilidade só se torna real quando virá um hábito, foi essencial na minha mudança enxergar o mundo e as oportunidades como um laboratório onde a cada encontro, experiência e circunstância vi como um momento propício para pratcar. Na rua, no supermercado, no posto, no elevador, nas lives e palestras, ou seja a todo momento.

(4) Sustentabilidade

Muito além de apenas uma palavra do momento, ter mecanismos que sustentem a prática, o confronto, e a compreensão consciente é essencial. Como garantir a constância e comprometimento, como não desistir no meio do caminho. Manter um diário ajuda na percepção de padrões e hábitos, além de ajudar na visualização dos avanços, conquistas e vitórias e em como ajustar o percurso dentro da realidade do momento. Hoje já tenho uns 10 cadernos com todas as minhas "aventuras" onde posso revisitar, gerar novos aprendizados e insights cada vez que os releio. A grande questão aqui é: O que te motiva e encanta em mudar seus resultados? O que tem de lógico e racional nesta mudança? Você esta disposto ao esforço físico, emocional e mental?

(5) Apoio?

Para ser sincero, saber onde buscar apoio, conselho e feedback foi essencial, poder contar com pessoas sinceras, verdadeiras e genuínas me ajudaram bastante nos momentos mais difíceis. Quem pode te apoiar? Quem pode lhe acompanhar nesta jornada? Quem pode lhe aconselhar com empatia e respeito? Criar uma rede de conexões e alianças é essencial para seu aprendizado, crescimento e desnvolvimento. Pode ser uma terapia, pode ser um mentor, alguém que você admire ou se inspire, um coach, familiares o amigos. Mas lembre-se, você não está sozinho e nem precisar estar. Comece mudando a crença "eu consigo sozinho e não preciso de ajuda".

Pare por 5 minutos para refletir a respeito destas 5 dicas, te garanto que fará toda a diferença na sua vida a partir de agora!

Se fez sentido para você e já tem conseguido ressignificar suas emoções e sentimentos de forma positiva, deixe aqui nos comentários

Um forte abraço e sucesso!

Adriano Levy

0 Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>