5 Passos para transformar o medo em coragem e resultados

Como é bom sentir medo, aquele calafrio, aquela sensação de perigo e de alerta, será? Mas o medo resumi-se em apenas um pensamento ou ideia recorrente e convincente a respeito do passado que gera uma resistência profética de agir de forma diferente no futuro.

Pela minha experiência e opinião o medo parte antes de qualquer percepção ou interpretação do contexto e circunstância, em assumir a responsabilidade por nossas escolhas, seja em enfrentar o desconhecido ou em arcar com as perdas e fracassos.

E na maioria dos casos tudo que queremos é evitar, afastar ou mitigar as dores, desconfortos e sofrimentos, quando é claro, olhamos com a lente da escassez.

Porém se mudar esta lente, para a da abundância, podemos ver o aprendizado, novas experiências e novas formas de lidar com o desconhecido e assumirmos a responsabilidade e coragem em agir com confiança.

Assumir a responsabilidade pelo que está em nosso controle e agir com convicção e coragem é essencial na busca pelo crescimento e pela maturidade emocional de lidar com nossas emoções e sentimentos criando assim um fluxo contínuo de aprendizado com clareza, valorização da prática, foco na solução e controle.

5 passos são necessários para a construção de um hábito de vencer e superar seus medos:
- Rever suas opções e sua arquitetura de escolhas;
- Ter clareza a respeito das consequências e implicações;
- Nomear e ressignificar seus sentimentos e emoções de forma positiva;
- Agir para superar suas limitações;
- E estar comprometido com o que está sob seu controle.

Uma vez perguntei a minha coachee:
- Eu: "O que você vai fazer quando sentir medo?"
- Ela: "Vou com medo mesmo!"

E você, o que vai fazer para superar seus medos?

0 Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>