A Importância de criar ambientes de segurança emocional

Tente se imaginar em um ambiente onde chorar é algo que demonstra fraqueza, onde expor seus medos é considerado como uma vulnerabilidade, e até mesmo onde, simplesmente ser você, talvez não seja visto com bons olhos. Imaginou?

Talvez até nem seja imaginação e você viva constantemente em ambientes e lugares onde a segurança emocional seja quase nula, ou talvez nem exista!

Eu posso afirmar que pelo menos uma 3 vezes na minha vida, me vi em ambientes onde a segurança emocional passou longe, onde me sentia enclausurado, não somente pelo ambiente, mas por mim mesmo, com medo de me expressar e até mesmo de dar minha opinião, perspectiva, compartilhar meus valores e experiências. Lembro que minha primeira decisão foi sair correndo, e foi o que realmente fiz, lembro de ter chego em casa e entrado aos prantos, externalizando tudo que sentia, com minha mãe, que prontamente me acolheu e me colocou para refletir. Viu a diferença, de sair de um ambiente completamente inseguro emocionalmente e ir para outro com total segurança emocional?

"Quando eu digo controlar emoções, me refiro às emoções realmente estressantes e incapacitantes. Sentir as emoções é o que torna a nossa vida rica." - (Daniel Goleman)

Nas organizações, acabamos criando uma espécie de crenças coletiva, que apesar de nem todos acreditarem nela, se moldam e acabam aceitando como fato e verdade absoluta, de que não podemos expor, de forma alguma, nossas emoções e sentimentos, que eles devem ficar reservados e privados dentro de nós, mesmo que isso seja uma completa violência. Minha mãe tinha total conciência destes momentos, pois quando os percebia, soltava uma reflexão a respeito do tipo "não preciso permanecer me violentando!".

É no geral, acho que tive muita sorte, ou talvez, tomei decisões corretas, e pude sempre escolher ambientes que demonstravam uma segurança emocional alta e confortável.

"As emoções são contagiosas. Todos sabemos disso por experiência. Depois de um bom café com um amigo, você se sente bem. Quando encontra um balconista rude em uma loja, se sente mal." - (Daniel Goleman)

Criar um ambiente na organização (ou até mesmo no núcleo familiar) é essencial:

  • Obter mais autenticidade das pessoas e por consequência mais coerência;
  • Poder compartilhar experiências de fracasso e sucesso sem medo;
  • Não precisar impor opiniões, mas expor com clareza e transparência;
  • Ter a liberdade de se expressar livremente sem medo de julgamentos;
  • Conseguir cocriar uma realidade positiva a todos;
  • Obter mais colaboração e tolerância;
  • Se comunicar de forma totalmente confortável;
  • Privilegiar novas ideias e opiniões;
  • Expor de forma clara seus valores e virtudes;
  • Construir uma cultura de conflitos produtivos;
  • Mais motivação e engajamento;
  • Mais produtividade;
  • Mais tolerância e resiliência ao fracasso e aos erros;
  • Menos sentimento de culpa, vergonha ou medo;
  • e não menos importante, desenvolver confiança e autoconfiança.

"Toda aprendizagem tem uma base emocional." - (Platão)

Mas para que isso aconteça, é preciso dar voz a todos, oferecer e pedir feedback constantemente, considerar a dúvida como premissa de qualquer verdade, construir um estado de espírito e humor de confiança e respeito, ter clareza na responsabilidade e autonomia de todos os envolvidos.

Algumas narrativas que funcionam, para que deixemos claro quem somos, o que pensamos, sentimos e até mesmo acreditamos e valorizamos, é dizer em voz alta e de forma pública:

"Toda vez que penso/sinto ... tenho vontade de..."

"Quando percebo que... fico me perguntado se..."

"Quando (situação/contexto)..., Eu..."

"A diferença essencial entre a emoção e a razão é que a emoção leva à ação, enquanto razão leva a conclusões." - (Donald Calne)

Criar um ambiente de segurança emocional é criar um porto seguro onde as pessoas buscam não somente acolhimento e respeito, mas também soluções e conselhos, apoio e desafio, crescimento e desenvolvimento, é uma forma de colaborar com o autoconhecimento individual mas também coletivo.

A grande jogada é refletir a respeito:

  • De que forma eu tenho contribuído para que o ambiente de trabalho/pessoal tenha segurança emocional?
  • O que mais posso fazer para me sentir seguro e proporcionar segurança para as pessoas?

Durante a minha narrativa neste texto, tentei, realmente tentei, procurar os contras no aspecto de segurança emocional e realmente não encontrei, não existe nada que possa citar de forma negativa na criação de ambientes de segurança psicológica e emocional, pelo contrário, todos os indícios apontam para um melhora exponencial em todos os aspectos dentro e fora da organização, até mesmo em resultados duradouros na vida pessoal, no bem estar e na qualidade de vida.

Sendo assim! Sinta-se seguro para compartilhar e comentar este artigo, ficarei grato com as múltiplas perspectivas e opiniões, pois elas favorem de forma recíproca o meu desenvolvimento.

 

0 Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>