Como entender a raiva como uma insatisfação com a zona de conforto?

A raiva, talvez seja a mais difícil das emoções de lidar, e quando digo lidar, estou dizendo em saber como direcionar esta força descontrolada em direção a objetivos e propósitos com resultados e consequências positivas.

Ela quase sempre vem acompanhada de frustração, angústia e principalmente insatisfação, que dependendo, conforme os estudos de Jerome Kagan, podem variar da ousadia à timidez.

Porém o excesso de ousadia ou a total timidez na hora de utilizar esta força devastadora para fazer mudanças realmente significativas acaba por gerar resultados ou de extrema agressão e ofensa ou de total negação.

Devemos lembrar que a raiva, por si só já denota uma insatisfação latente pela circunstância e contexto, gerando um alto índice de energia a ser dispendido assim como um nível de agradabilidade extremamente baixo (Ferramenta RULER - Yale University), é ai que entra a capacidade de usar de forma ágil, inteligente e madura nossas emoções e sentimentos a favor da mudança, da transformação e dos resultados positivos, usando esta mesma energia para criar ações e comportamentos assertivos e que estejam alinhados aos nossos propósitos, transformando a baixa agradabilidade em comportamentos e hábitos prazerosos.

Mas vamos a um exemplo prático: Quem nunca ficou com raiva num engarrafamento, é extremamente desagradável e nos sentimos agitados e com raiva, podemos buzinar, xingar, reclamar ou nos vitimizar, gastando esta energia, porém não mudando em nada a situação e a agradabilidade. Mas se usarmos esta mesma energia para ouvirmos um podcast, aprendermos um idioma, escrevermos a respeito desta experiência ou de nossas ideias a muito não visitadas, e lembre-se o que vale é a criatividade, pois a energia já se encontra em você, apena estamos utilizando mesma transformando nossas açoes em algo agradável. Não mudaremos o engarrafamento com certeza, mas mudaremos os resultados, pois estaremos gerando aprendizado, conhecimento e usando o tempo de forma produtiva.

Na maioria das vezes, é isso mesmo, a raiva é uma insatisfação com a perda do tempo, em outras é simplesmente gastar energia com fatores fora de nosso controle, como o engarrafamento que neste caso são ambas.

Da próxima vez que sentir raiva, pense... como posso usar esta energia, e o que realmente esta me causando insatisfação e como mudar ou fazer algo a respeito de forma positiva e agradável que esteja alinhado aos meus objeivos?

0 Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>