O Ansioso

"Nossa ansiedade não esvazia o sofrimento do amanhã, mas apenas esvazia a força do hoje."
(Alexander McLaren)

A ansiedade pode de certa forma nos impulsionar, quando bem direcionada, para resultados positivos, pois ela é também uma antecipação de nossas ações e comportamentos, quando vislumbramos um futuro repleto de possibilidades e perspectivas reais, e neste caso o quando pudermos antecipar estas ações simultaneamente estaremos alterando também nosso futuro.

Até mesmo no medo e no receio, quando precisamos criar a coragem suficiente para enfrentar a situação, a ansiedade pode, colaborar para pensar estrategicamente nas mais diversas soluções e possibilidades, e assim, o quanto antes agirmos, mais cedo iremos superar o medo e vencer os obstáculos.

Porém, como todo comportamento humano, nossas atitudes e preferências comportamentais, possuem seu lado mais sombrio, e no caso da ansiedade, a preocupação em excesso, com um futuro imaginário, leva ao completo descontrole e consequentemente a inércia, nos tornando improdutivos e paralisados, o que resulta num cansaço físico e um esgotamento psicológico, prejudicando não somente a resolução da situação como também nossa saúde.

"A ansiedade é a ferrugem da vida;quando se acrescentam os fardos de amanhã aos de hoje, eles se tornam insuportáveis."
Og Mandino (Livro O maior presente do mundo)

O Ansioso, precisa antes de qualquer coisa, concentrar seus esforços não no problema em si, mas nas possíveis soluções, e para isso, é preciso exercitar e praticar , de forma clara e objetiva o pensamento e reflexão do que é real e o que é imaginário e conseguir separar na situação:

Certezas: Aquilo que é fato, que são dados e informações, que se tem certeza, ou no mínimo, que se aproxima de uma verdade, não a verdade do eu, mas a verdade do eu, do ele e do nós, aquilo que é conhecido pela maioria e praticado.

Suposições: Buscar as certezas para aquilo que apenas imaginamos ou achamos, para aquilo, que apesar de nunca termos vivenciado, acreditamos que sabemos a verdade a respeito. É preciso uma pitada de humildade e principalmente de empatia para se conectar com as pessoas que podem ajudar, colaborar e dar apoio na construção de um conhecimento mais profundoa respeito de nossos medos e suposições.

Dúvidas: Parte daquilo que construímos e chamamos de realidade é baseada no que sabemos e no que não sabemos, por este motivo a busca curiosa e ávida por conhecimento, aprendizado e novas experiências, aumenta nossas chances de fazermos escolhas mais assertivas. Quanto mais nos conectamos com o conhecimento e aprendizado, estético, cultural, gastronômico e comportamental, mais aumentamos nossa arquitetura de escolhas, criando um pensamento positivo e possibilitante.

Além disso, o ansioso, precisa saber diferenciar responsabilidades e controle dos fatores externos e aleatórios aos quais não possui nenhum a influência direta e muito menos certezas. Focar naquilo que possui autoridade, autonomia e recursos é direcionar suas ações para coisas tangíveis e que realmente fazem a diferença.

Respiração, meditação, relaxamento e momentos de pausa em solitude, podem colaborar para construir o hábito de observar os próprios comportamentos e pensamentos, e assim adquirir mais controle sobre si próprio.

Lembre-se que a realidade é um alinhamento perfeito das:

  • Nossas emoções, impulsos e desejos;
  • Nossa capacidade cognitiva de autoconhecimento, autoconsciência e aprendizado;
  • Nossos comportamentos, ações, atitudes e as influências negativas externas.

Se chegou até aqui, sem pular o texto, muito bom e parabéns, talvez você esteja a um passo de trasnformar sua ansiedade numa poderosa ferramenta de realização e sucesso.

Para saber o nível do seu sabotador é preciso enfrentar algumas questões e descobrir se:
1. Que informação este sabotador me transmite e o que eu sinto?
2. Este sabotador alimenta meus pensamentos e o que eu sinto?
3. A que tipo de crença este sabotador está ligado?
4. Há algo no meu passado que alimenta esse sabotador?
5. Esse sabotador é uma ameaça à minha existência e mostra-se como barreira difícil de ultrapassar?
De 1 a 10 o quanto você tem se esquivado do que realmente importa na sua vida?

0 Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>